quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

ÁLBUM EM ANÁLISE: "Verbalogia" - Intelektu tcc Mutu Moxy


 Ora aí está mais uma obra discográfica deste incansável guerreiro das palavras: "Verbalogia" é o último album apresentado pelo rapper Intelektu, anteriormente conhecido por Mutu Moxy.

Uma obra que a priori chama atenção pela ousadia e inovação no design e concepção gráfica; um trabalho de Boeta Gee. O aspecto visual denota logo a intenção e carácter musical do artista, reforçado pelo destaque do título de algumas músicas (quando não confudir sobre o título do álbum).

Ainda na capa, uma breve resenha da história do Hip Hop angolano, uma tecla que como sabemos, este rapper gosta bastante de premir.


As faixas que comportam a obra são:

1. Info
2. Musseque de Lu-an-da
3. Mestre de Skills (Consciência Colectiva)
4. A Riqueza da Núbia
5. Definition of Love
6. Clássico dos 90's
7. Estado de Espírito
8. Africa Unite
9. O Crime do Ocidente + de 5 Sekuluz
10. Fake MC's
11. Renascimento.
12. Influências Sonoras
13. Steve Biko
14. Lágrimas de Sol
15. Rap Ficção
16. Ciclo Vicioso do Estado
17. Realidade Luandina
18. Diário Alegre
19. Verbalogia
20. Meus Pensamentos

Os beats denunciam uma forte influência da música Jazz; Foram todos produzidos pelo próprio Intelektu, uma opção contra a qual nada podemos. Mas se diversificasse a produção, talvez o resultado fosse mais bonito e vistoso, assim como foi com o design e concepção gráfica do álbum

Os artistas convidados a participar neste disco foram: Lulu (5 e 20), Benz (8), DK (10), José Vilandy (12 e 16), Afroket (19), God G (19) e Ibrih (19).

O conteúdo temático é bastante variado, mas o foco é unico. Nota positiva para a capacidade de Intelektu de desenvolver temas. Ainda assim, o flow é pouco atractivo, sendo que a performance do artista diminui até a perceptibilidade de algumas palavras e frases.


Esta é d'aquelas obras que apesar de não ser de domínio do grande público é cheia de alma e informação, pelo que vale mesmo a pena ter na colecção.

Bem-haja Intelektu, bem-haja Hip Hop.

Ouçam e curtam o som que dá título ao álbum:



J.I

Sem comentários:

Enviar um comentário