sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Pai, o Meu Rapper Favorito Fuma Liamba


Fumo no ar, mulheres sensuais, álcool e sexo desenfreado, enfim, house party. Poderá se discordar que o conceito obedeça a estas características, mas não se discorda certamente da forte associação desta imagem, deste cenário, as novas correntes da música Rap.
 
O fenómeno na verdade não é assim “tão novo”; desde sempre o Gangstar Rap introduziu esta vertente no seu estilo. “Thug 4 Life”, cantava TuPac. Então porque razão agora este estilo de vida propalado por alguns rappers é tão criticado?
 
Outra verdade é que o estilo de vida à drogas, sexo e violência sempre foi hostilizado, em qualquer sociedade e talvez por isto mesmo seja o campo temático que, tanto no cinema como na música, atraia maior público. Voltando a interrogação com que encerramos o parágrafo anterior, Nunca antes na nossa sociedade estivemos em contacto tão íntimo com esta realidade; nao tínhamos antes tão elevado número de jovens, na verdade adolescentes, a beber e fumar tão descaradamente, a trocar as salas de aulas pelas house partys. Isto sim é preocupante e leva-nos a procurar erradicar o problema desde a raiz.
 
“Eu nao sou o encarregado de educação dos meus fãs”, É a resposta dada por aluguns rappers, quando confrontados com esta questão. É certamente uma justificativa vazia e omissa, na medida em que a música, assim como qualquer outra manifestação artística, tem influência directa na vida e no comportamento do público alvo (alguns “artistas” não têm noção disso). Por outro lado, a justificativa destes nossos amigos, abre a porta para se avistar o que já chamamos de raiz do problema: a familia. Uma sociedade, como a nossa, onde a familia está desestruturada, é campo fértil para comportamentos desviantes de jovens e adolescentes, a partir da mais pequenina semente.
 
É uma grande hipocrisia acusar os rappers pelo “estado actual da juventude” e ignorar o estado completamente fragilizado em que se encontra o nucleo da sociedade.

A preocupação deve ser a educação e o diálogo no seio das famílias. 

 
J.I

1 comentário:

  1. Discordo no total com esse comentário..... O ser humano transmite o que interioriza quando vê algo que nos como musicos mostramos nas nossas musicas...Tens seguidores! A função deles é te seguirem.. Se não for pelo que falas nas musicas, é pelo que vestes, ou pelo que ostentas..... O mano erra ao dize que (não são encarregados dos seus fãs)

    ResponderEliminar